A Rede Sustentabilidade no Amazonas anunciou, nesta sexta-feira (06) o lançamento da pré-candidatura de Marivelton Baré a prefeito de São Gabriel da Cachoeira, município mais indígena do Brasil. O evento, que será realizado nos dias 27 e 28 de janeiro, não deve ter a presença da Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.
Nesta data será o lançamento do Elo Indígena estadual, uma iniciativa do partido para fortalecer a participação indígena na política. O Pré-candidato, Marivelton Baré, é um líder indígena do povo Baré. Ele é presidente da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN) e membro da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib).
“Estou muito feliz com a oportunidade de representar São Gabriel da Cachoeira. Meu compromisso é trabalhar para construir um município melhor, sem desmatamento, sem garimpo ilegal e respeitando os direitos dos povos indígenas”.Marivelton Baré
Além do lançamento da pré-candidatura de Marivelton Baré, o evento também contará com a presença das lideranças indígenas Joênia Wapichana, Vanda Witoto, André Baniwa, Milena Kukama e Eliesio Marubo.
Confira a nota do Elo da Rede Sustentabilidade Amazonaspresidente da Rede Sustentabilidade no Amazonas, Enoque Reis
“O Estado do Amazonas, de acordo com o censo do IBGE de 2022, tem a maior população indígena do país, com 490,9 mil pessoas e, possui as três cidades mais indígenas do Brasil, sendo Manaus, com 71,7 mil São Gabriel da Cachoeira, com 48,3 mil, e Tabatinga, com 34,5 mil, pessoas.
Diante disso, a Rede Amazonas vem potencializando suas pré-candidaturas indígenas em todo estado. E, nos dias 27 e 28 de janeiro, realizará, no município de São Gabriel da Cachoeira, o lançamento da pré-candidatura de Marivelton Baré a prefeito do município; o lançamento do Elo Indígena estadual; e grande ato de filiação, com a presença das lideranças: Joênia Wapichana, Vanda Witoto, André Baniwa, Milena Kukama e Eliesio Marubo
A Rede Amazonas encontra-se à disposição para o diálogo a quem queira construir um Amazonas melhor, sem desmatamento, sem garimpo ilegal e respeitando os direitos dos povos indígenas e do povo do Amazonas .
Afirmamos, também, que não há nenhuma atividade da Ministra Marina Silva em Manaus para este mês, até o presente momento Elo Estadual Rede Amazonas.
Por: Marcos Lima
Real time1



