Um avião de carga realizou um pouso de emergência no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), nesta segunda-feira (12). O modelo Boeing 737-4, da empresa Modern Logistics, com prefixo PP-YBB, teve o pneu estourado ao decolar do aeródromo no início da tarde.
O piloto declarou emergência assim que percebeu o que havia acontecido. Na aterrissagem, outro pneu do lado esquerdo estourou e o trem de pouso foi danificado.
A aeronave realizou o procedimento para queimar combustível por cerca de duas horas. O Boeing permanece na pista desde o pouso, impossibilitando os demais pousos e decolagens.
Segundo a Aeroportos Brasil, concessionária que administra Viracopos, o episódio não deixou feridos, e no instante do pouso, todos os procedimentos de segurança foram adotados.
Até o momento da publicação desta nota, a concessionária do aeroporto informou à Reportagem que a situação estava sendo avaliada, e os voos sendo alternados para outros aeroportos. Com relação ao horário de liberação da pista, ainda não há previsão.
Em nota, a empresa Modern Logistics relatou que as “causas do problema técnico ocorrida hoje estão sendo investigadas pela equipe interna da Modern Logistic”, e ressaltou que a decisão “foi tomada de forma segura e dentro de todas as normas de aviação.”
A Reportagem entrou em contato com a Força Aérea Brasileira (FAB) para um posicionamento, mas não obteve retorno até a publicação desta nota.
Por: Catarina Nestlehner