Esportes

Nos pênaltis, Amazonas FC é eliminado da Copa do Brasil

Onça-Pintada havia empatou em 0 a 0 no tempo regulamentar, mas nas cobranças perdeu por 5 a 3
Nos pênaltis, Amazonas FC é eliminado da Copa
Partida foi realizada no estádio Kleber Andrade, em Cariacica (ES) /Foto: Vitor Jubini/A Gazeta

Nos pênaltis, o Amazonas FC foi eliminado pelo Rio Branco VN da primeira fase da Copa do Brasil por 5 a 3, na noite desta quinta-feira (20). A Onça-Pintada havia empatou em 0 a 0 no tempo regulamentar, em partida realizada no estádio Kleber Andrade, em Cariacica (ES). 

Fabiano, Luan e Jonny converteram para o time amazonense, mas Gustavo Ermel desperdiçou. Pelo lado do Tricolor da Serra, Roberto Júnior, Dandan, Ruan,  Ramon e Arthur garantiram a classificação. 

O jogo 

Jogando fora, o Amazonas viu a adversário quase bobear logo aos 4 minutos. Berriel tentou dar uma caneta na saída de bola, perdeu e teve que fazer a falta. O time amazonense fez cobrança perigosa na área, mas a bola ficou na mão do goleiro Gabriel Pezão. 

O Tricolor Serrano saiu mal novamente. Dessa vez, Sassá e Pará estavam atentos e o volante terminou a jogada em finalização que saiu desviada. A Onça-Pintada seguiu pressionando, Vinícius Belotti cruzou na primeira trave e Tiago Cametá cabeceia pela rede do lado de fora aos 7 minutos. 

Após dez minutos iniciais, o Aurinegro estava com mais posse de bola, enquanto o time do Espírito Santo apostava em contra-ataque e lances de velocidade. O Rio Branco começou a reagir aos 15 minutos. Jorge Mendes roubou a bola, na sequência, o volante encontrou Gabriel Guimarães livre, mas o centroavante estava em condição irregular. Ainda assim, João Lopes fez a defesa. 

Aos 18, Rafael Tavares cobrou com maestria e a bola pegou na trave! Na sequência, o rebote vai em cima do arqueiro Pezão, que desviou em direção ao gol, mas conseguiu impedir a bola de entrar. O Amazonas chegava! A bola foi levantada na segunda trave, Gabriel Pezão sai mal e Sassá cabeceou para a pequena área. O gol ficou vazio e Wellington Nascimento se esticou para finalizar no travessão, mas bola ainda voltou e saiu. 

Aos 35, a partida começou a ficar equilibrada, após as boas chances do Amazonas. Betão, do Polenta, fez grande jogada e tinha Ruan Major livre. No entanto, demorou para dar o passe e optou por Marcudinho, que estava em impedimento.

Os amazonenses começaram a abrir espaço para os donos da casa. Jorge rodou bem a bola, encontrou Marcudinho, que serviu Betão. O lateral do Brancão Polenteiro cruzou com perigo, mas a defesa da Onça afastou.

Aos 43, jogada ensaiada encontra Tiago Cametá, que cruzou na segunda trave e encontra Wellington Nascimento. O zagueiro cabeceou para a pequena área, mas teve a chance interceptada pela defesa polenteira. 

Segundo tempo

Bola rolando no segundo tempo e o Rio Branco atento. Betão recebeu no meio-campo, limpou marcador e sai em velocidade. O lateral-direito partiu em velocidade, encontrou espaço e finaliza de fora da área. O disparo ainda saiu com desvio de Gabriel Guimarães, que quase mandou para o fundo das redes.

Aos 10, o Brancão Polenteiro saiu em contra-ataque mais uma vez! Dessa vez, faltou capricho de Marcudinho, que entrou na área, mas saiu com bola e tudo. A pressão seguia. Canário cruzou na segunda trave e Ruan Lopes subiu mais alto que todo mundo! O zagueiro exigiu uma grande defesa do João Lopes, que impediu o gol do Polenteiro. 

João Lopes novamente foi acionado. O adversário saiu em contra-ataque muito perigoso. Canário passou para Gabriel Guimarães, no entanto, o centroavante mandou para Marcudinho. O atleta saiu em velocidade, invadiu a área e finalizou para a defesa do goleiro Aurinegro. 

O Amazonas se ligou aos 18 minutos. Robertinho finalizou de fora e exigiu grande defesa de Pezão. Mas quase bobeou no minuto seguinte. Canário lançou uma bola perfeita para Marcudinho. O camisa onze cruzou rasteiro para Gabriel Guimarães, que estava de frente para o gol, mas isolou! 

Sassá saiu para entrar Luan e, logo o atacante apareceu. Raimar recebeu na lateral e cruzou na cabeça de Luan Silva. O centroavante cabeceia ao lado do gol. Aos 35, o Rio Branco atentou. Marcudinho encontrou Dandan e dominou na pequena, mas foi travado na hora de abrir o placar. 

Aos 45 minutos, Luan Silva recebeu em contra-ataque e estava sozinho na área. Enquanto isso, os zagueiros do Rio Branco correram para o gol e o goleiro Pezão saiu para abafar. O centroavante finalizou no canto, mas Roberto Júnior salvou em cima da linha. Houve reclamação de pênalti, em suposto toque de mão, mas arbitragem alegou que bateu na coxa. 

Pênaltis 

Roberto Júnior começou abrindo o placar para o Rio Branco. Fabiano descontou para o Amazonas! Após, foi a vez do Dandan deixar o Polenteiro na frente, mas Luan deixou tudo igual novamente. 

Ruan Major converteu, porém, Gustavo Ermel desperdiçou para a Onça-Pintada. Ramon deixou o quarto do Brancão. Jonny Uchuari também balançou a rede para o time amazonense. O quinto Arthur Faria fez e o Rio Branco passou de fase.

Ficha técnica

Amazonas: João Lopes, Tiago Cametá, Wellington, Fabiano, Bruno Ramires, Rafael Tavares (Jonny), Raimar, Pará, Belotti (Ermel), Robertinho e Sassá (Luan). Técnico: Aderbal Lana. 

Rio Branco: Gabriel Pezão, Betão (Ramon), Ruan, Roberto, Berriel, Jorge Mendes, Canário (Arthur), Ruan Major, Renatinho (Guilherme), Gabriel Guimarães (Dandan) e Marcudinho (Wellington). Técnico: Leomir Constanço. 

Árbitro: José Magno Teixeira do Nascimento

Por: Lane Azevedo

Notícias Relacionadas