A Câmara Municipal de Manaus (CMM) não é vista como a “Casa do Povo” pela maioria da população, de acordo com uma pesquisa do Instituto Perspectiva & Opinião. O levantamento aponta que 70% dos entrevistados afirmaram que a CMM não pode ser chamada dessa forma, enquanto 20% disseram não saber opinar e apenas 10% consideram a denominação apropriada.

A pesquisa foi realizada com 1.107 pessoas e contou com uma equipe de 20 entrevistadores, três verificadores, dois coordenadores e um gerente. O objetivo do levantamento foi entender a percepção do eleitorado sobre as atividades da Câmara Municipal.
Sobre a atuação dos vereadores, 30% dos entrevistados classificaram como “nem boa, nem ruim”, 27% avaliaram como “ruim” e 22,1% como “muito ruim”. Apenas 15,2% enxergam a atuação como “boa” e 2,7% como “muito boa”. Outros 3% não souberam opinar.
Quando questionados sobre a defesa dos direitos da população pela CMM, apenas 9,8% acreditam que a Casa Legislativa “sempre” atua nesse sentido. Em contrapartida, 23,5% avaliam que a Câmara “nunca” defende os interesses da população manauara.
A pesquisa também revelou um baixo nível de confiança nos trabalhos da Casa. Para 23,7% dos entrevistados, as atividades da CMM são “inúteis”, enquanto 35,4% as consideram “pouco úteis”. Outros 19,7% avaliam como “razoavelmente úteis” e apenas 13,1% enxergam os trabalhos como “muito úteis”.
Outro dado relevante é o desconhecimento da população sobre o comando da Câmara. Questionados sobre quem é o presidente da CMM, 96,6% dos entrevistados não souberam responder corretamente o parlamentar responsável pelo cargo.






Atualmente, a Câmara é presidida pelo vereador David Reis (Avante), que ocupa o cargo pelo segundo biênio e está em seu quarto mandato como vereador.
Embora a maioria da população manauara entrevistada na pesquisa não saiba quem é o atual presidente da Casa, sua gestão anterior à frente do Legislativo municipal, entre 2021 e 2022, ganhou destaque na mídia nacional devido ao chamado “Kit Selfie”.
Na ocasião, a presidência da CMM teria investido cerca de R$ 640 mil na compra de equipamentos como câmeras fotográficas, filmadoras, microfones e baterias, destinados à divulgação das atividades parlamentares.
Agora de volta ao comando da Casa, David Reis já autorizou, em menos de dois meses à frente da 19ª Legislatura Municipal (biênio 2025-2026), cinco contratos emergenciais sem licitação, totalizando R$ 4.996.060,23 aos cofres públicos municipais.
Transparência na CMM
Atualmente, de acordo com o painel de monitoramento do Ministério Público de Contas do Amazonas, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) ocupa a 5ª colocação no índice de transparência entre as Câmaras Municipais do estado, sendo classificada como intermediária. Em 2023, a situação era ainda mais crítica, quando o Ministério Público apontou que a transparência da Casa era inexistente.




Por: Emilia Picanço