Manaus

Governo Federal destina edifício da Receita Federal para habitação social em Manaus

Prédio de 17 andares será requalificado para locação social, oferecendo moradia digna para famílias de baixa renda
Governo Federal destina edifício da Receita Federal para habitação social
Rua Marechal Deodoro, Manaus: projeto de habitação social em região central/ Foto: Divulgação

Em ação conjunta, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e o Ministério das Cidades (MCID) avançaram nesta quinta-feira (20) na consolidação de um empreendimento de locação social no centro de Manaus (AM), situado na Rua Marechal Deodoro, 27.  O MCID autorizou no Diário Oficial da União a contratação da requalificação do edifício no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida.

A iniciativa combina o Programa Imóvel da Gente, que visa utilizar o patrimônio da União para políticas públicas, e o Programa Minha Casa Minha Vida, que promove a política habitacional em todo o país. O projeto tem como objetivo atender ao déficit habitacional na região central de Manaus e impulsionar a revitalização do território.

O imóvel, que já abrigou diversos órgãos federais passará por uma requalificação estrutural e será transformado em um conjunto residencial com 75 unidades habitacionais, destinadas a famílias com renda mensal de até R$ 2.850. Para requalificação serão investidos R$ 17,850 milhões com financiamento do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR).

A destinação do edifício, em área central, para locação social representa um avanço significativo na política habitacional, garantindo moradia digna e a continuidade do imóvel sob propriedade do poder público. Esse modelo assegura que os beneficiários tenham acesso a um lar adequado e com acompanhamento social pelo governo local de maneira continuada, evitando a especulação imobiliária e promovendo o acesso a direitos.

A Secretária do Patrimônio da União, Carolina Stuchi, destacou a importância dessa entrega para o Programa Imóvel da Gente e celebrou a atuação conjunta dos órgãos federais. “Desde a visita a Manaus no início de 2023, esse projeto tem sido recuperado pela SPU em parceria com a Secretaria de Habitação do Ministério das Cidades. A possibilidade de ter uma locação social no imóvel, amplia as possibilidades de destinação para a política habitacional de maneira inovadora.”

O secretário Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Augusto Rabelo, também destacou o trabalho em colaborativo entre os órgãos para a requalificação do local. “Quando aproveitamos a infraestrutura já existente do centro de Manaus, reduzimos custos e garantimos acesso imediato a serviços essenciais, como transporte, saúde e educação para as famílias. Reformular esse edifício, dentro do Minha Casa, Minha Vida, reafirma o compromisso do presidente Lula, do ministro Jader Filho e da Secretaria Nacional de Habitação com a inclusão social”.

Por meio do programa Imóvel da Gente, bens da União são destinados a políticas públicas de interesse social, com foco em habitação, regularização fundiária e a criação de equipamentos urbanos essenciais. A iniciativa busca garantir o uso eficiente e sustentável desses patrimônios, visando atender às necessidades da população, promovendo inclusão social e o desenvolvimento urbano da região.

Por: Redação

Notícias Relacionadas