Política

Confira o nível de transparência dos órgãos do Amazonas

Quem mais mostrou crescimento no quesito transparência foi o Tribunal de Contas. Em contrapartida, a Aleam caiu no índice, mantendo-se em último lugar
Confira o nível de transparência dos órgãos
Os índices de transparência foram divulgados pelo MPC (Foto: Reprodução)

A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) continua em último lugar no ranking da Transparência dos Poderes, divulgados pelo Ministério Público de Contas (MPC).

Nos dois últimos índices divulgados, nos anos de 2021 e 2023, a Aleam mostra um crescimento de apenas 1,32%, o que ainda a classifica com uma transparência “intermediária”.

Além da Assembleia, no ranking foram avaliadas as transparências do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), do Ministério Público (MP-AM), do Tribunal de Justiça (TJAM), do Executivo, da Defensoria Pública (DPE-AM), que tiveram a classificação “diamante”.

Quem mais mostrou crescimento no quesito transparência foi o Tribunal de Contas. Se em 2021 o órgão de controle tinha 81,25% de transparência, no último dado divulgado chegou ao nível máximo, com 100%.

Troca no pódio

Numa comparação entre os dois relatórios do MPC, que são divulgados de dois em dois anos, o pódio de 2023 está totalmente diferente de 2021.

Anteriormente, os três primeiros lugares eram TJAM, Executivo e DPE. Em 2023, o TOP 3 ficou com TCE, MP e TJAM.

Apesar do movimento nas posições do ranking, todas as entidades – com exceção da Aleam – indicaram aumento no índice de transparência.

Compare os gráficos:

MPC,Transparência,ranking
Reprodução dos gráficos de transparência divulgados pelo MPC (Foto: Reprodução)

Notícias Relacionadas