Caio André afirma que aceitou convite para chefiar a SEC
o ex-vereador confirmou que deve assumir o comando da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC).
Por Tapajós Online
Foto: Divulgação/Dircom/CMM
O ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André, deve assumir a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC) do Amazonas. A informação foi confirmada por ele, na noite desta segunda-feira (3).
Na semana passada, rumores de que Caio poderia assumir a SEC tomaram conta das notícias locais. Imediatamente, alguns representantes da classe artística se pronunciaram contrários ao nome de Caio, apontando, assim, uma grande rejeição ao que, até então, era apenas rumores.
Caio está sem cargo público desde o dia 31 de dezembro de 2024. Ele se tornou o primeiro presidente da CMM a perder uma reeleição para um novo mandato de 4 anos.
Ao assumir o comando da SEC, ele substitui Candido Jeremias Cumarú Neto, que estava respondendo interinamente pela pasta desde setembro do ano passado, após o então secretário Marcos Apolo Muniz ser afastado do cargo por suspeita de tentar influenciar o resultado da eleição na capital e em Parintins.
A primeira missão de Caio André no comando da Cultura será o Carnaval, com o desfile das escolas de samba e o apoio do governo a bandas e blocos de Carnaval de rua.
Na semana passada, ele tentou afastar os rumores de sua possível nomeação. A Reportagem negou que tivesse sido procurado pelo governador Wilson Lima para assumir o cargo.
O governador também afirmava que não cogitava mudar o comando da pasta. Mas, a confirmação do próprio Caio André, nesta segunda, demonstra que o plano para destituir Candido Jeremias Cumarú Neto do comando da SEC já estava em execução e não era de agora.
Quem sempre esteve certo foi o Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade Independente de Aparecida (Gresmia), que queimou a largada e parabenizou, antecipadamente, na semana passada, Caio pelo cargo que ele ainda nem assumiu oficialmente.
Caio já foi secretário no mandato anterior de Wilson Lima. Antes de se eleger vereador em 2020, ele havia comandado a pasta de Esportes.
Questionado pela Reportagem sobre a nomeação, Caio se limitou a dizer que isso está a cargo do governador e não comentaria mais sobre o tema até que a decisão fosse oficializada pelo mandatário.
Ao retornar ao secretariado de Wilson, Caio poderá dar continuidade em suas articulações política com mais fôlego e preparar o terreno de olho nas Eleições de 2026, quando pode tentar uma vaga de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas.
Felicitações
Nas redes sociais, o vereador e ex-colega de bancada de Caio André, Marcelo Serafim, parabenizou o futuro secretário de Cultura.
“Hoje quero parabenizar meu amigo e irmão @caioandream que teve o nome confirmado como próximo secretário de cultura do estado. Conte com o seu amigo e irmão nas arquibancadas da vida como seu torcedor sempre!”